Planejamento de estudo : como se livrar da procrastinação

Quando eu iniciei a minha jornada como concurseira sempre tive em mente um planejamento de estudo que me ajudasse a conseguir minha tão sonhada aprovação. Afinal, tudo na nossa vida precisa de um planejamento e nos estudos não poderia ser diferente.

Pensando nisso, trouxe aqui um passo a passo sobre como você deve montar o seu planejamento de estudo, criando a sua própria rotina de estudos da forma correta. Com a minha eu consegui ser aprovada em primeiro lugar no concurso público ao qual me submeti.

Então,  se assim como eu, você almeja realizar seus sonhos e sabe que somente os estudos podem fazer esta realização acontecer, então senta aí e vamos papear um pouco sobre como criar uma planejamento de estudo. 

O que você vai aprender com este post :

1-     Passo a passo de como criar um planejamento de estudo;
2 –  Como definir seus horários disponíveis para estudo;
3-   Com fazer um planejamento semanal e mensal;
4-    Como criar o seu ciclo de estudo.

Passo a passo de como criar um planejamento de estudo :

Como definir seus horários disponíveis para estudo

O primeiro passo para criar seu planejamento de estudo é  definir quais horários livres você tem e isso irá depender se você tem outros compromissos, como trabalho ou se irá se dedicar somente aos estudos.

Eu, por exemplo, se tenho o dia livre, estudo à tarde e noite, mas meu melhor rendimento sempre é à noite, por isso procuro não desperdiçar este tempo valioso.

Além do horário, você deve conhecer como está a sua motivação para estudar. Por exemplo, tem pessoas que não conseguem estudar em casa, e precisam ir até uma biblioteca, e outras que não tem problema algum em estudar em casa. Conheça a melhor forma de rendimento nos estudos que você prefere e tente não sabotá-la.

Se você tem algum compromisso que pode ser adiado ou até mesmo cancelado, pode ser a hora de fazer isso acontecer, já que agora você deve priorizar o seu tempo de estudo, equilibrando-o, claro, com a sua rotina.

Isso não quer dizer, de maneira nenhuma, que você vá passar o tempo todo do seu dia estudando e deixar de lado o lazer. O importante é equilibrar as duas coisas, ok ¿

Outra dica para o planejamento de estudo eficiente é sempre ter fácil acesso aos seus resumos ou mapas mentais, afinal no metrô, ônibus,  ou em qual quer tempo livre que tiver durante o dia, você pode estudar, facilitando o seu aprendizado e intensificando a sua memorização. Você vai ver, fará toda diferença !

Leituras recomendadas para ler depois que finalizar este artigo:

3- Faça um planejamento de estudo semanal e mensal

O segundo passo para criar um planejamento de estudo  é sempre planejar o que iremos estudar durante o decorrer da semana. Você pode fazer como preferir, estudando uma área específica por semana, como por exemplo : semana 1 – classe de palavras, semana 2 – Uso dos por quês e assim até completar um mês, ou todos os dias estudar uma área diferente. Eu, particularmente, estudo três disciplinas por dia, variando de acordo com o grau de dificuldade. Quando chegar o final do mês, é importante você realizar o planejamento mensal de estudos também. Assim terá um controle de estudos melhor.

Uma dica importante e que uso a bastante tempo é utilizar um ciclo de estudos.

Para você fazer o seu próprio ciclo de estudos eu trouxe a melhor planilha de organização dos estudos, pois com esta planilha você irá poder gerenciar seu tempo da melhor forma possível e otimizar sua dedicação, tirando o máximo proveito das horas dedicadas aos estudos.

Para baixar a planilha gratuitamente basta clicar no botão abaixo ou clicar aqui .

Para ler depois deste post: Lista de melhores cartões de crédito sem anuidade

Agora é hora de iniciar os estudos

Depois de ter feito o planejamento de estudo é hora de colocar a mão na massa e estudar ! Outra dica é estudar pela resolução de questões.

Esse método estudo ajuda na fixação do conteúdo, não é à toa que é um dos métodos de estudo que mais prefiro (e mais me tem dado resultados satisfatórios).

Para estudar por ele, você pode baixar provas anteriores, com perguntas que envolvam o conteúdo que você estudou, ou acessar perguntas pela internet através de sites que dispõe essas perguntas.

Um bom exemplo é o site www.questaocerta.com.

 

Se cadastrando gratuitamente ( só que limitado a responder apenas 10 questões por dia) você pode pesquisar as mais diversas provas do país, de acordo com o assunto que você estudou. Ótima dica para fixar o conteúdo !

Para ler depois deste post: Lista de melhores cartões de crédito sem anuidade

35 thoughts on “Planejamento de estudo : como se livrar da procrastinação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.