Português para concurso : como obter nota máxima

Estudar português para concurso é um desafio para todo bom concurseiro, pois uma matéria que passamos estudando longos anos de nossas vidas, mesmo assim ainda é considerada uma das disciplinas mais difíceis em concurso público.

Em muitos casos, a disciplina de português não é priorizada no cronograma de estudos, sendo deixada para depois, dando lugar as disciplinas mais especificas:  Administração financeira orçamentaria, Direito Previdenciário, raciocínio logico, informática e demais legislações cobradas na maioria dos certames a nível federal.




Um dos primeiros erros ao estudar português para concurso é subestimá-lo e adiar sempre os seus estudos, o que vocês já viram que é totalmente errado, pois para estudar para concurso de forma correta é necessário o equilíbrio de dedicação das diferentes disciplinas.

Você que está chegando agora e não conhece minha jornada como concurseira, saiba que eu fui aprovada em meu concurso público, obtendo a nota máxima na disciplina de português, então tenho perfeitamente domínio do que estou falando.

Então, para aprender um pouco mais como estudar português para concurso, com alguém que obteve nota máxima nesta disciplina em concurso público, basta continuar lendo o artigo e pôr em prática todas as dicas abaixo:

Português para concurso: o passo a passo para obter nota máxima 

O que você vai aprender neste post:

  • Como português é cobrado nos concursos públicos?
  • O que mais cai em português para concurso ?
  • Quais os melhores livros e autores para estudar português para concurso ?
  • Macetes válidos para estudar português para concurso;
  • Como eu estudei português para concurso e fui aprovada em 1º lugar;
  • Meus resumos de verbos para ENEM e concursos.





Meu desejo é quando você finalizar a leitura desse post, inicie hoje mesmo a estudar para concurso com eficiência, traçando estratégias e métodos que te levarão a obtenção da nota máxima em seu certame.

Como português é cobrado nos concursos públicos

O passo primordial para entender como português para concurso é cobrado é analisar banca do certame que você escolheu fazer. Para isso, uma boa olhada em outros editais que a banca realizou já dá pra saber como essa determinada empresa escreve suas provas.

No entanto, geralmente o português para concurso público é cobrado de duas formas: interpretação de texto e grámatica.

 Mais à frente veremos como essas duas formas são cobrados.

  • O que mais cai em português para concurso ?

Na maioria dos concursos públicos a parte de gramática cobrada é a seguinte:

– Morfologia : se está começando a sua jornada como concurseiro do 0, eu recomendaria iniciar por este tópico.

Ao iniciar por morfologia você começa o estudo da estrutura, formação e  classificação das palavras, por isso não adianta iniciar português para concurso por pontuação. Entende ?



A morfologia está agrupada em classes gramaticais. Sendo elas: Adjetivo, Advérbio, Artigo, Conjunção Numeral, Interjeição, Preposição, Pronome, Substantivo e Verbo.

– Sintaxe;

Com a morfologia estudamos a estrutura das palavras e com a sintaxe a disposição destas nas frases no discurso afim de transmitir um significado completo e compreensível.

– Pontuação

Você precisa saber conhecer todas as regras de pontuação na ponta da língua, para isso a resolução de exercícios é fundamental.

– Concordância : as frases precisam concordar sempre em suas flexões de palavra, por isso a concordância também deve ser bastante estudada.

 

– Regência e Crase: (você também deve memorizar bem as regras).

  • Quais os melhores livros para estudar português para concurso ¿

Se vocês forem pesquisar na internet verão que existem infinitos livros de português, mas o foco que você quer é ser aprovado em concurso publico, então deve estudar por livros que te dê esse direcionamento específico.




Como eu só indico o que eu texto, recomendo que vocês conheçam o livro do professor Fernando Pestana, A Grámatica para Concursos Públicos, pois foi a partir deste livro que pude me tornar a servidora pública que sou hoje.

Inclusive, o professor Fernando Pestana tem um grupo de estudos no facebook onde ele está sempre dando dicas de português para concurso. Para conhecer e entrar no grupo basta clicar em Português do Pestana. (https://www.facebook.com/groups/1495839920628170/)




  • Macetes válidos para estudar português para concurso

Engana-se quem acha que deve contar com a sorte na hora de estudar português para concurso público, mas existem alguns “truques” que você pode memorizar para não surgir aquele famoso “branco” na hora da prova.

Macetes para uso da crase

Uma dica para saber se existe crase ou não é trocar o substantivo feminino por um masculino. Se o a(s) tornar-se ao(s), o a(s) será craseado. Veja abaixo:

Tatiana se referia à carta.
Tatiana se referia ao jornal.

Macetes para estudar conjunções

Alguns truques para memorizar também podem servir para estudar conjunções.

Se tiver dúvida se é conjunção adversativa, basta substituir por mas, se couber a substituição então saiba que é adversativa. A dica também serve para:

Aditiva —> substitua por “e”
Alternativa —> substitua por “ou”
Explicativa —> substitua por “porque”
Conclusiva —> substitua por “logo”

Macetes para estudar classificação das palavras

Uma forma de memorizar melhor e aprender as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas é falar a palavra sílaba por sílaba, sempre pausadamente, deixar sua voz se elevar naturalmente na sílaba mais forte.

Assim que você vai encontrar a sílaba tônica de uma palavra quando ela não é acentuada, já que quando a palavra possui acento, a sílaba tônica estará nela.

Uma palavra é oxítona quando a sílaba tônica está na ultima sílaba da palavra. Veja : sabão, tambor.

É paroxítona quando a sílaba tônica está na penúltima sílaba. Veja : madeira, obeso.

É proparoxítona quando a sílaba tônica estiver na antepenúltima sílaba: ônibus, trânsito.

  • Como eu estudei português para concurso e fui aprovada em 1º lugar

Nada melhor do que eu finalizar este artigo contando como eu conseguir estudar português para concurso e obter a nota máxima (10) nesta disciplina, no concurso público ao qual me submeti.

Para isso vou te contar o que eu fazia de errado antes, logo no meu início de jornada como concurseiro e os passos que dei para obter este resultado.




Didática errada X Didática certa

Antes eu estudava por livros de português aleatórios, aqueles tipos de livros que a gente estuda no ensino médio. O que acontecia ¿ esse tipo de livro não direciona o conteúdo para concurso público, o que faz você estudar totalmente errado.

Outra coisa que acontecia era que eu perdia muito tempo estudando por este tipo de livro, pois a maioria tinha um trilhão de páginas. Vocês sabem como o tempo é precioso para todo bom concurseiro (a), então eu tinha pouco tempo para estudar e ainda assim estudava por materiais errados. Resultado ¿ nota baixa na prova.

Quando passei a estudar por livros específicos de português para concurso tudo passou a melhorar, além de otimizar o meu tempo, pois eu passei a estudar através de um bom material voltado exatamente para concursos.

Leitura X Mapas mentais

 Outro acerto que me fez progredir nos estudos de português para concurso foi a utilização de mapas mentais para memorizar o conteúdo. Engana-se quem acha que ler é estudar, portanto você pode escolher um método de memorização do conteúdo que desejar: mapas mentais, fichamento, fichas de resumo, rabiscos, entre outros.

A criação de mapas mentais é perfeita para você que tem uma boa memória fotografia, pois com eles você pode criar desejos e relacionar palavras por meio de setas. Veja um exemplo de mapa mental:

Sem revisão X Com revisão

A revisão corresponde a quase 50 % do seu sucesso nos concursos, ainda mais quando se fala no estudo de português para concurso. Por isso, também é necessário que você trace uma boa estratégia para esta revisão.

Eu uso a resolução de questões com ferramenta de revisão e tem me trazido ótimos resultados, como a obtenção da nota máxima de português no concurso público ao qual me submeti.

O segredo nos estudos para concurso é sempre resolver questões todos os dias até atingir o número máximo de resolução de questões possíveis.

Mas por que a resolução de questões é tão eficiente nos estudos para concurso ¿

É através da resolução de questões que você irá analisar se o seu método de estudo está te rendo um bom aprendizado, afinal ao errar um bom número de estudos você pode refletir: o que estou fazendo de errado ?

Dica: anote as questões que errou!

 

No final da resolução de questões você irá entender como anda seu ritmo de acertos e quanto está preparada (o) para o dia da prova. Faça um percentual de quantos acertos está conseguindo.

Também é importante você focar principalmente nas matérias em que tem mais dificuldade, ou seja, que mais tem errado. Lembre-se do meu recado de sempre: só pare quando passar!

Meus resumos de verbos para ENEM e CONCURSOS

Resolvi disponibilizar meus resumos do assunto Verbos para vocês estudarem. Comentem aqui em baixo se vocês gostam desse tipo de resumo. Se sim, posso disponibilizar outros.

Resumos de Verbos Parte I – Baixar

Resumos de Verbos Parte II – Baixar

Resumos de Verbos Parte III – Baixar



7 thoughts on “Português para concurso : como obter nota máxima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.