Estudar para concurso: o passo a passo completo para a aprovação




Estudar para concurso é um grande desafio e requer dedicação, tempo e muita motivação para continuar nesta vida de concurseiro (a). Se você está iniciando agora os estudos para concurso ou até mesmo se já é veterano, mas quer aprender estratégias, truques e dicas para melhorar seu rendimento nos estudos, encontrou o lugar certo !

Neste post eu entrego todas as dicas que me fizeram estudar para concurso e ser aprovada em primeiro lugar no meu concurso público dos sonhos. Se ainda não conhece a minha jornada como concurseira, basta acessar a aba Sobre a Blogueira.




Estudar para concurso: Dicas para iniciar os estudos e ser aprovado de primeira

O que você vai aprender neste post:

  • Acabar com a sua procrastinação dos estudos
  • Ter em mente a sua meta de vida.
  • Estudar não é ler: saiba estudar corretamente.
  • Organizar seu local de estudos.
  • Descubra o método de estudos ideal pra você.
  • Quantas horas estudar por dia.
  • Definir um cronograma de estudos.
  • Como fazer a divisão dos estudos.
  • Como trabalhar questões na revisão.
  • Trabalhar o seu psicológico?

É importante ressaltar que todas as dicas que trago neste post de como estudar para concurso, foram testadas ao longo de minha jornada como concurseira, então siga o passo a passo : logo você conseguirá tomar posse do seu cargo público dos sonhos.

Se você acha que este artigo te ajudou a melhorar o seu ritmo de estudos, ajude o blog  a crescer e compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais. Não seja egoísta e queira a aprovação somente para você, ta bom ?



Para estudar para concurso é preciso parar de procrastinar

Engana-se quem acha que nunca procrastinou em alguma tarefa do dia-a-dia, ou você nunca deixou algo para depois ? este terrível hábito de adir as coisas na nossa vida nos impede de avançar, evoluir e ir em direção as nossas metas.

Não falo apenas no mundo dos estudos, mas a procrastinação ameaça a nossa vida em todos os aspectos, afinal quem nunca adiou o despertador do celular para dormir um pouco mais ? quem nunca deixou aquele relatório para a última hora ?

Nos estudos as consequências da procrastinação são ainda piores, pois não existe sorte em concurso público. Quanto mais você adia estudar para concurso, mais vai demorar sair o seu nome na lista dos aprovados do certame.

Como então eu posso estudar para concurso sem procrastinar ?

  • Acorde disposta (o) para fazer do seu dia o mais produtivo possível, para isso levante-se cedo e seja você mesmo o fator ativo nosso processo de estudos. Sabia que só você pode mudar a sua vida ¿
  • Não está conseguindo se concentrar por não saber como iniciar os estudos ¿ crie uma lista de tarefas ou compre um planner para se organizar.
  • Escolha um ambiente de estudos para chamar de seu: nada de ficar estudando em sofá ou cama.
  • Saiba onde você deseja chegar e stabeleça uma prazo para finalizar determinada tarefa e vá em frente. Foi assim que eu consegui e você também consegue !
  • Não pare : reinicar o processo de estudos sempre é complicado, então comece de uma vez por todas as estudar e não pare até conseguir a aprovação !



Seguindo estas dicas acima você conseguirá dar o primeiro passo em busca da sua aprovação e estudar para concurso de forma eficiente, sem obstáculos.

  • O que você quer pra sua vida ?

Você não deve aceitar menos do que a vida que você merece e com certeza você merece o mundo ! Por isso, crie na sua mente onde você quer estar daqui há 2, 5, 10 anos… faça o que for necessário para atingir este objetivo e não pare até conseguir.

Já ouviu dizer que a persistência é o caminho do êxito ¿ persista em busca do seu propósito, pois quando você estudar para concurso baseado neste meu guia, o sucesso está garantido e sua aprovação também !

  • Estudar não é ler: saiba estudar corretamente.

Uma vez, lá no meu início dos estudos para concurso, eu era tão bobinha e achava que estudar era simples: basta ler o conteúdo e na prova marcar a questão certa. Tão Alice eu era !

Aposto que um dia você já pensou como eu, quando na verdade a jornada de estudar para concurso é muito mais do que apenas ler o conteúdo, afinal é preciso ler, memorizar, aprender, raciocinar, revisar… ufa!

São várias etapas que eu ensino um pouco mais na frente como se dedicar em cada uma delas.




  • Organize seu local de estudos

Outro truque para melhorar o seu ritmo nos estudos é definir um lugar que você se sinta confortável para estudar. Nada pode atrapalhar a sua concentração neste local.

Muito difícil não é mesmo ¿ no meu caso como eu morava com meus pais o barulho dentro de casa era inevitável, então como eu ainda estava na faculdade eu ficava na biblioteca após o termino das minhas aulas. Isso me fez render melhor nos estudos.

Depois que sai da faculdade e fui morar sozinha as coisas melhoraram: comprei uma mesinha no bazar da minha cidade e fiz o meu próprio home office com apenas R$ 150,00 reais.

Vê como não precisamos gastar dinheiro para montar nosso local de estudos ?

  • Qual o método de estudos ideal pra você ?



Hoje em dia existem diversos métodos de estudos e você deve encontrar o que melhor se adapta no seu contexto de concurseiro (a).

Afinal, você já viu que para estudar para concurso não existe uma receita de bolo, mas é necessário que você avalie qual método de estudo é ideal para você. Vou te dar um exemplo:

O meu melhor método de estudo para mim é a resolução de questões e mapas mentais, pois eu consigo memorizar melhor o conteúdo depois que eu leio, consigo exprimir minhas próprias ideias do conteúdo (com minhas próprias palavras) em mapas mentais e depois disso é só responder muitas, mais muitaaas questões de concursos anteriores.

É importante ressaltar que para estudar para concurso é primordial que você resolva muitas questões, mas dando ênfase as questões de provas anteriores do seu certamente ou até mesmo de bancas semelhantes a ele.

 Então, quantas questões devo resolver por dia ¿ não existe número de questões padrões, mas eu recomendo você traçar metas diárias de resolução de questões e ir dobrando esta meta dia-a-dia.




  • Quantas horas estudar por dia.

Existem pessoas que conseguem ser aprovadas em concurso público estudando apenas 2 horas por dia, já existem outras que com 5 horas.

A verdade é que isso é muito relativo, claro que quem tem mais tempo para estudar para concurso sai na frente, inclusive se estiver estudando do jeito certo.

Eu por exemplo, no início da minha jornada como concurseira estudava 6 horas por dia e só consegui chegar no 10º lugar. Quando passei a trabalhar e ter apenas 2 horas por dia para estudar, consegui a aprovação em 1º lugar.

Um detalhe: no início dos meus estudos para concurso eu estudava totalmente errado, com um peso enorme no meu psicológico, sem nenhuma estratégia ou método.

Vê como o método e estratégia de estudos é a chave do sucesso para passar em concurso público ?

  • Definir um cronograma de estudos e fazer a sua própria divisão de estudos

Planejamento e organização é algo primordial para nossa vida e quando se trata de estudar para concurso não é diferente. Então, assim que você iniciar seus estudos você precisa montar o seu cronograma para saber quantas horas estudar cada matéria que irá ser cobrada no seu certame.

Para isso você pode usar uma planilha de estudos, que eu mesma disponibilizo aqui no blog, ou também baixar o planner que eu também disponibilizo aqui no blog para você ter este controle.

Esse cronograma de estudos vai ser um ponto chave para a sua aprovação, por isso não deixe para depois e inicie agora mesmo os seus estudos.




  • Como trabalhar questões na revisão ?

Como eu falei anteriormente, fazer a revisão dos estudos com a resolução de questões te levará a outro nível de concurseira (o). Este passo irá definir o quanto você está preparado para assumir um cargo público.

O método que utilizo é resolver questões todos os dias. Eu faço minha divisão da seguinte forma: estudo um determinado assunto, faço a revisão com 24 horas desse assunto (resolvendo questões), faço novamente a revisão desse assunto com 7 dias, depois com 21 dias e depois com 30 dias.

Faço isso em todo novo assunto que eu for estudar para concurso. Após os 30 dias, com o conteúdo já memorizado eu fico sempre re-memorizando a cada 7 dias.




  • Trabalhar o seu psicológico

Por último, mas não menos importante : trabalhe sua mente em busca da sua aprovação. Sei perfeitamente que é difícil se manter calma, tranquila e serena quando se trata do seu futuro.

Mas, tente relaxar, estudar com calma, no ritmo certo, equilibrando suas tarefas do dia-a-dia, como lazer, tempo com a família, realizar atividade física.

Veja a aprovação no concurso público como um objetivo de vida, mas não viva apenas para em função disso. Estudar para concurso requer dedicação e equilíbrio entre corpo, mente e espirito.

Resumindo…

As minhas dias para estudar para concurso te farão subir alguns degraus como concurseiro (a), até que você consiga a sua tão sonhada aprovação em cargo público, como eu também consegui.

Mas pra isso você precisa primeiro iniciar ou até mesmo reiniciar a sua jornada, caso você tenha se perdido no meio do caminho. Inicie hoje mesmo seguindo minhas dicas que garanto que conseguirá a sua aprovação.

Não pare até passar, esta é minha orientação para você !




VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES POSTS

4 comentários em “Estudar para concurso: o passo a passo completo para a aprovação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.