Mapas mentais : a melhor técnica para estudo ?

A criação de mapas mentais para estudar para concurso público tem ajudado milhares de concurseiros a conseguir a sua aprovação, afinal é uma técnica de estudo objetiva e simples de registrar informações, ajudando na memorização do conteúdo estudado.

Os mapas mentais na verdade são uma espécie de diagrama, com setas, desenhos, e linhas que vão relacionando palavras. Esta técnica é considerada uma das melhores para memorização e aprendizado, ainda mais quando se trata de estudar para concurso.

Os elementos que estruturam os mapas mentais como cores, desenhos, símbolos e informações segmentadas, fazem com que o nosso cérebro obtenha uma memória fotográfica grave  os dados com mais facilidade. Logo, quem estuda para concurso público pode sair na frente de seus concorrentes.

Por que usar mapas mentais para concurso público

Logo no inicio do post eu já mencionei vários motivos para usar mapas mentais nos estudos para concurso, mas para explicar melhor com funciona os mapas mentais, veja como funciona o ciclo de aprendizagem :

O processo de aprendizagem funciona por meio de um ciclo, “O Ciclo EARA” , que nada mais é do que o estudo, aplicação, revisão e adaptação. Em todas essas etapas os mapas mentais para concurso público são essenciais.

IMPORTANTE: Se está estudando para concursos, você não pode perder o super lançamento do Kit de sobrevivência do concurseiro. Consegui um super desconto pra vocês, para acessar basta clicar aqui.

Como criar mapas mentais para concurso público

1)  estabeleça uma ideia central para os mapas mentais 

Todos os mapas mentais para concurso público devem começar com uma ideia central, que deve ser o “tema” do mapa mental, como por exemplo, “Vitamina K e suas funções”.
Para entender melhor, imagine o centro de uma arvore e seus galhos que vão se ramificando.  Lembre de sempre iniciar o tema no centro da folha, assim como mostro na foto abaixo. Outra dica é dar preferência para o formato horizontal, pois assim você terá mais espaço livre para fazer as ramificações do seu mapa mental.

2) Palavras-Chave e Imagens-Chave

Não se preocupe caso você não seja boa em desenhos, pois na verdade os mapas mentais funcionam muito bem apenas com palavras-chaves.

3) Cores

Utilizar cores nos mapas mentais também é importante e ajuda, fazendo com que a gente memorize melhor o conteúdo, ativando a nossa memória. Portanto, utilize cores diferentes e vivas (roxo, vermelho, verde, rosa, azul ).

6 thoughts on “Mapas mentais : a melhor técnica para estudo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.