5 dicas para ter um dia produtivo no trabalho e nos estudos

A procrastinação pode se tornar um vício e um grande inimigo para melhorar seu rendimento no trabalho e em seus estudos, pois a organização da nossa vida é essencial para que tenhamos um dia produtivo. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem como se organizar para fazer todas as tarefas do dia-a-dia.

5 dicas evitar a procrastinação e ter um dia produtivo no trabalho e nos estudos

Primeiro vamos falar sobre trabalho, mesmo você trabalhando fora de casa ou em casa, com rotina home office, saiba que todo empreendimento para dar certo é necessário persistência, foco, atingir metas e objetivos. Neste meio tempo você não pode, de forma alguma, abrir espaço para a procrastinação.




Nos estudos não é diferente, afinal você também  precisa estar produzindo, estudando e focando no que você almeja : passar em um concurso público dentro das vagas ofertadas. Então você precisa criar prioridades para conseguir atingir este objetivo : ir menos ao churrasco da família, passar menos tempo no Netflix, acordar mais cedo e disposta, etc. Tudo isso e mais um pouco é essencial para você não entrar na onda da procrastinação.

Então, partir desta introdução, você já deve ter entendido que deixar a procrastinação de lado, é primordial para seu cérebro memorizar que para ter sucesso no trabalho ou nos estudos é necessário um planejamento e dedicação.

Leituras recomendadas para ler depois deste que finalizar este artigo:
Neste post eu ensino como te auxiliar a evitar a procrastinação e aumentar a produtividade seja no trabalho, ou nos estudos.

Dicas essenciais para acabar com a procrastinação nos estudos e trabalho :

1 – Aprenda a criar metas e definir prazos

O fato principal que vai contra a procrastinação é a definição de prazos e metas. Um pensador já dizia “Se você não sabe para onde está indo, qual quer lugar serve”.

Então, no estudo ou no trabalho você precisar saber qual o seu papel e como isso impacta a vida as pessoas ao seu redor, seja seu chefe, seu cliente, seu colaborador ou até mesmo a sua família.





5 dicas evitar a procrastinação e ter um dia produtivo no trabalho e nos estudos

No trabalho uma dica que costumo sempre por em prática para não dar brecha para a procrastinação é fazer um planejamento mental de tudo que quero executar naquele mês. No meu planejamento mensal, eu faço uma tabela com os dias da semana, com a ação que vou executar cada dia.

Essa dica sozinha já me ajuda a ter um controle sobre minhas tarefas no trabalho. Você pode pegar essa tabela e fazer a mesma coisa com os estudos. Irá funcionar perfeitamente !

Pode ser que você tenha muitas tarefas para fazer (trabalho, estudo, vida familiar, lazer, saúde), mas você precisa criar uma lista de prioridades para aquele momento. Agora, qual área da minha vida merece maior atenção ? isso é uma reflexão que você precisa pensar !

2- Organize o seu dia ao acordar

Acorda às 08:00 da manhã ? a partir de hoje comece a acordar às 07:30, reservando 30 minutos para se dedicar a organização do seu dia. Organize seu horário de almoço, a saída do trabalho e início e término de cada tarefa.

Isso te ajuda a aproveitar melhor o seu tempo, tanto no trabalho, como nos estudos. Te auxilia a otimizar as suas tarefas, finalizá-las com melhor desempenho, se tornando mais produtiva no trabalho ou nos estudos.

Esta dica vai ser essencial para combater a procrastinação, aumentar o seu aprendizado e desempenho. O resultado será uma profissional excelente ou uma estudante instigada a vencer por seus próprios méritos.

Não esqueça de fazer com que esta dica se torne um hábito na sua vida, pois não adianta você dar ouvidos a procrastinação e jogar tudo para o alto em uma recaída. Lembre-se: a procrastinação é um vício e precisamos combatê-la.




3-  Use uma ferramenta para te ajudar : aplicativos, planilhas ou agenda

Aplicativos

Para ajuda a defenir seus prazos, organizar as suas tarefas e se livrar da procrastinação, algumas ferramentas podem te ajudar. Os aplicativos são uma dessas ferramentas. Teste alguns:

Agenda

A velha e boa agenda também pode ajudar a cumprir os nossos prazos e aumentar a produtividade. O bom é que como os aplicativos, você também pode levá-la para todos os lugares.

Planilhas

Eu disponibilizo esta planilha para organizar os estudos, que também pode ser usada para organizar as tarefas do trabalho. Para baixar a planilha de forma gratuita, basta clicar aqui.

4- Escolha apenas uma rede social

Hoje, neste mundo tão voltado para as relações sociais via internet, tem se tornado cada vez mais difícil acompanhar apenas uma rede social, já que todo mundo quer estar conectado.

Confesso que é bem difícil deixar as redes sociais de lado, mas o que podemos fazer é limitá-las. Ter apenas uma rede social facilitada e faz com que não percamos tanto tempo com algo que não é prioridade. Lembra que falei da nossa lista de prioridades ?

O Instagram, por exemplo, tem aquela barra de rolagem chamada “Pesquisar”, que é infinita, feita especialmente para não acabar nunca. Ou seja, se você não limitar um tempo para esta rede social, tende a passar o dia inteiro nela.




Então para resistir a tentação da procrastinação, tente acompanhar apenas uma rede social, de modo a priorizar o seu tempo para seus afazeres do trabalho e estudo.




5 – Tenha um tempo para você

Pode parecer clichê, mas nada vai dar certo no trabalho e nos estudos, se você não equilibrar as suas tarefas com a sua vida pessoal. Por isso, reserve um tempo para cuidar de você, da sua saúde física e mental.

De vez em quando se dê um mimo: saia para viajar, faça exercícios físicos, conheça gente nova, dance, cante, se divirta. Se não quer gastar com uma academia, faça caminhadas.

As caminhadas vão liberar a serotonina, o hormônio do bem estar que vai te ajudar a começar o dia com mais disposição para o trabalho e os estudos. O bom é que enquanto você caminha, já pode ir organizando mentalmente a sua rotina do dia, para quando chegar em casa colocar tudo no papel, planilha ou nos aplicativos.




Leituras recomendadas:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES POSTS

Um comentário em “5 dicas para ter um dia produtivo no trabalho e nos estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.