Como estudar para concurso e vestibulares utilizando o Microsoft Office




Estudar para concurso não é tarefa fácil e se você não é novo (a) aqui no blog sabe disso, afinal eu precisei por em prática várias estratégias e técnicas para conseguir o título de servidora pública.

Durante a minha jornada como concurseira eu não tinha muitas recursos para estudar para concurso. No vestibular não foi diferente, pois também não tinha dinheiro para pagar cursinho. Então toda essa minha jornada de estudos foi feita em casa, apenas com materiais disponíveis gratuitamente na internet.




Leitura recomendada: Como estudar português para concurso e vestibulares

Eu sei que com você também não está sendo diferente e é por isso que trouxe as dicas de como estudar para concurso, em casa e sem precisar gastar dinheiro.

1)Estudar para concurso e vestibulares utilizando o Word do Microsoft Office

No word, através do computador ou notebook, você deve manter uma lista de exercícios, assim como o seu  caderno de erros.

O caderno de erros é essencial para todo bom concurseiro (a), pois é através dele é que saberemos onde estamos errando mais e qual matéria precisamos estudar com mais atenção.

Para encontrar questões de concurso das mais diversas bancas, você pode recorrer ao portal Pciconcursos, que tem milhares de provas disponíveis para download, como também o  QConcursos. 

2) Estudar para concurso utilizando o Powerpoint do Microsoft Office ou o MindMeister

Eu aumento a minha facilidade de aprendizado através da minha memória fotográfica. É incrível como eu lembro o momento exato que eu li ou grifei determinando conteúdo, então para potencializar ainda mais esse aprendizado eu uso os mapas mentais.

Eu gosto de fazer os mapas a punho mesmo, mas você pode utilizar o PowerPoint para esse fim ou até o MindMeister, facilitando e ajudando quem não tem muitas habilidades com desenhos.

Leitura recomendada: Como criar mapas mentais

Lembre que nos outros posts sobre mapas mentais eu deixo bem claro que a função deles é apenas de assimilação e não de ensinamento. Lembre-se de fazê-los de maneira bem sucinta, usando palavras-chaves do tema,  sem muita enrolação.




         3) Estudar para concurso e vestibulares utilizando PDFs

Eu fiz outro post, bem completinho, de como estudo por pdfs, de maneira eficiente e é por isso que ao final desse post você vai clicar aqui abaixo para conferir outras dicas que também foram primordiais para a minha aprovação.

Leitura recomendada: Como estudar por PDFs do jeito certo e eficiente

4) Estudar para concurso e vestibulares utilizando o OneNote

O OneNote é uma das melhores opções para fazer anotações em seu computador ou tablet, na verdade ele funciona como um caderno digital. Lá além de escrever,  se você tem um computador ou tablet com câmera e microfone, é possível fazer anotações em áudio e vídeo.

Imagina você estar no metrô ou ponto de ônibus, colocar o fone de ouvido e escutar as suas próprias revisões? Além de otimizar o seu tempo, você vai ter mais uma ferramenta para memorizar os estudos.

Você também pode acompanhar tudo o que se passa num aulão pré-prova, por exemplo. Dá para tentar entender posteriormente algo que não entendeu no momento.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.