O check list do estudante para antes da prova

Meus amigos (as), vocês sabem que eu sempre “bato” na tecla sobre a importância do planejamento para a nossa vida, seja na área pessoal, profissional ou acadêmica. Por isso, nada melhor do que eu apresentar pra vocês famoso check list para estudos.

check list para estudos
Fonte: Freepik

Vamos a definição de check list:

Checklist é uma palavra em inglês, de origem americana que significa “lista de verificações”. Esta palavra é a junção de check (verificar) e list (lista).

Todos aqui já estão decididos em estudar para concursos públicos ou ENEM, não é verdade?

Então, o check list para estudos vale como um importante instrumento para aperfeiçoar ainda mais o nosso preciosos tempo para alcançar o nosso objetivo: ser aprovado no ENEM para cursar uma boa faculdade ou alcançar a tão famosa vaga em um concurso público.

Elaborando um check list para estudos

Para elaborar o nosso check list para estudos, vocês precisam ter em mente o que vamos precisar para estudar de forma eficiente. Para isso precisamos de plano de estudos, um bom espaço para estudos, bons materiais, bom plano para revisão e esquema para resolver questões anteriores do ENEM ou da banca para concurso.

Como montar o plano de estudos ?

Um plano de estudos bem estruturado e organizado é essencial, pois faz aumentar significativamente suas chances de aprovação.

Esse plano de estudos depende do seu dia a dia a partir de agora, ou seja, é a definição sobre quando estudar, quantas horas por dia investir nos estudos e a forma como você deve estudar.

Para aprender a montar um plano de estudos, você deve clicar abaixo, pois já fiz um post bem minucioso sobre:

O manual completo para a aprovação em concursos e vestibulares

Também já disponibilizei uma planilha onde você pode criar seu plano de estudos, que vai melhorar sua concentração, evitar desperdícios de tempo e melhorar sua organização e disciplina. Veja abaixo:

Baixe grátis uma planilha de estudos para potencializar as suas chances de aprovação

Prepare um ambiente de estudos organizado

O check list para estudos também prevê que é essencial um bom local de estudos. Para isso, não é necessário montar um home office, se você não tiver condições. Mas, também não vale estudar em frente a TV, ou em local barulhento.

Para aprender a montar o seu eu também já fiz um post sobre. Veja clicando abaixo:

Como montar um espaço de estudos perfeito

Um plano para revisão e esquema para resolver questões anteriores

Depois que você já estudou todo o conteúdo agora é a hora de montar um esquema para revisão dos estudos, afinal memorização é primordial.

A técnica que eu utilizei é revisar por períodos estratégicos (1-7-14-30), pois isso garante que o conteúdo não vai se perder na minha memória. Essa técnica é simples: estudar o conteúdo no dia 1 e revisá-los 7 dias depois, 14 dias e 30 dias.

Para resolver questões anteriores não tem esquema, pois o melhor é fazer questões todos os dias, dobrando sempre as metas. Quanto mais questões você resolver, mais preparado (a) você ficará para a prova.

Ter bons materiais de estudos

Não valerá de nada se você seguir as dicas anteriores de check list para estudos, se não tiver materiais que realmente te auxiliem nos estudos.

Para aprender português, eu indico as aulas do Professor Noslen, a melhor plataforma para aprender gramática, e redação e que já tem mais de 200 mil seguidores no Instagram. Vejam os depoimentos abaixo:

Acesse a plataforma clicando aqui.

Agora que você já sabe os tópicos do seu check list, é só pegar papel e caneta e fazer o seu !

Bons estudos !

Lana

Opa! Sou Lana e agradeço sua visita ao meu perfil. Meu hobbie sempre foi escrever notícias sobre famosos. Sendo assim, decidi fazer parte da equipe do portal Sendo útil como editora-chefe.

Lana has 62 posts and counting. See all posts by Lana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.