Não cometa esses erros se estiver estudando para o ENEM

As dicas de hoje são pra vocês, estudantes, que irão prestar o ENEM e quer evitar os maiores erros que podem te tirar da sua tão sonhada vaga. Aproveite o post e não esqueça de comentar se você já praticou alguns dos erros demonstrados aqui. Boa leitura !

Fazer anotações e depois não conseguir decifrá-las

Quando a gente começa a estudar para o ENEM, acha que fazer marcações e resumos para todos os lado é o correto, mas esquece de que as anotações têm como objetivo fazer você recordar do conteúdo estudado.

Se você lê aquela anotação e não consegue lembrar do que se trata, a anotação não será eficaz.

Não esqueça: a anotação deve ser válida apenas quando é completa e clara para facilitar no momento do aprendizado e da memorização do conteúdo.

Estudar apenas teoria e deixar a prática de lado

Se você já estuda há um tempo, sabe que não adianta só estudar a teoria das disciplinas. Você precisa estudar a parte prática também, que é essencial para a memorização, inclusive. Fazer exercícios é a solução para aquela sensação de “branco” percebida por quase 90 % dos estudantes do ENEM. Por isso, não esqueça: praticar vai te fazer ser craque nos assuntos que caem em qual quer prova.

Ficar com dúvidas e não procurar esclarecê-las

Eu aprendi isso na garra, pois passei anos estudando para concurso público, mas só tive a minha aprovação depois de colocar essa dica em prática.

E a dica é: vá para o dia da prova sem nenhuma dúvida sequer sobre os assuntos do ENEM. Procure, pesquise, elucide sua dúvida e a confiança será mais uma arma a seu favor no dia da prova. Para isso, anote a dúvida e busque você mesmo saná-la.

Não fazer o seu planejamento diário de estudo

Eu já falei em inúmeros posts aqui do blog sobre a importância do planejamento dos estudos para a aprovação. Não apenas nos estudos, mas em tudo na vida. Para não ficar repetitivo, se você ainda não sabe como montar o seu cronograma de estudos, basta clicar no link abaixo:

Planejamento de estudos: como iniciar o seu

Não separar os dias de descanso para mente

Conhecem aquele ditado: tudo demais é muito ? pois então.  O estudante que está em fase de preparação para o Enem não pode viver somente para o ENEM. O descanso da mente é fundamental.  Praticar exercícios, dormir bem, ter uma alimentação saudável, ver uma boa série e sair com os amigos também é parte essencial para a sua aprovação.

O que acharam das dicas ? se gostarem, irei postar a parte 2 !

2 thoughts on “Não cometa esses erros se estiver estudando para o ENEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.