4 pilares para vencer nos estudos, carreira e na vida

Este é um post daqueles para você refletir: será que estou fazendo a escolha certa para o futuro da minha vida ? essa é a reflexão que espero que você, estudante, faça ao fim deste artigo.




Antes de mais nada quero dizer que o post não tem haver apenas com os estudos, mas com a nossa vida em geral, pois só seremos pessoas bem sucedidas e realizadas quando o conjunto da obra de nossa vida estiver completa. Concorda ?

Agora fique atento (a) a leitura, pois agora você irá ter todas as informações para conseguir o seu objetivo maior: conseguir a felicidade plena de sua vida.

 Como conseguir vencer nos estudos, na carreira e na vida

  1. Motivação

Imagine que você é um carro e que precisa chegar a algum lugar, mas no meio do caminho você para, pois percebe que está sem combustível. Não planejou a sua viagem adequadamente e a falha te deixou no meio da estrada. Estacionado!




Observe que fiz essa comparação: o carro é você que está querendo atingir o seu objetivo de vida e chegar em algum lugar muito importante. O combustível é a motivação, que fez você ficar estacionado no caminho do trajeto. A falta de planejamento foi um erro bem grave também.

Leitura recomendada: O passo a passo completo para a sua aprovação em concurso público

Nota que a motivação deve ser algo primordial quando se quer vencer nos estudos, na carreira e na vida ? sem sonhos, sem metas, sem estímulo, ficamos estacionados na vida, muitas vezes até esperando que outra pessoa faça o que apenas nós podemos fazer por nós mesmos.

          2.Disciplina

Porém, assim como o feijão com arroz é uma dupla imbatível para nutrir os nossos corpos (olha a nutricionista falando), a motivação ela não funciona se não estiver aliada a disciplina. Então, o que é a disciplina ?

“Ser disciplinado é conseguir fazer as coisas rotineiramente, repetidamente, por exemplo, almoçar ao meio dia, começar a trabalhar às oito horas, ir à academia três vezes por semana, levar o cachorro para passear duas vezes ao dia. Enfim, ter a capacidade de seguir padrões”.

Então, agora você já sabe que para o sucesso da sua vida acadêmica, profissional e pessoal você precisa ter a motivação aliada a disciplina, diariamente em sua vida. Lembrem do conceito do feijão com arroz sempre que, durante a caminhada, o combustível acabar.




           3. Hábito

Agora que você conhece a disciplina e a motivação,é hora de torná-las um hábito em sua vida. Já leu algum artigo sobre a força do hábito ? essa força pode muito em seus efeitos e é primordial para o sucesso em qual quer área de nossas vidas. Eu recomendo você ler o livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg.

Baixe o livro de forma gratuita : “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg

Acredite, o hábito funciona e através dele é que conseguimos aumentar a nossa saúde, na produtividade, na estabilidade financeira e na felicidade em geral. Mas, engana-se quem acha que o hábito sozinho vai gerar bons resultados : motivação e disciplina devem estar aliados a ele, dia após dia.

           4. Acreditar

Colocar em prática esses 3 pilares sem acreditar no seu sucesso, será em vão. Por isso, para acreditar que você consegue chegar onde almeja, primeiro você deve acreditar que os três outros pilares funcionam. Ter fé em você mesma e no seu esforço faz tudo acontecer.

Se você tem uma fé ou espiritualidade, é importante aliar os três pilares a ela, pois a confiança é a base para os três pilares à cima. Lembre: o sucesso nos estudos, na carreira e nada dependem apenas de você, da sua motivação, disciplina, hábito e no seu poder de acreditar que você conseguirá.




VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES POSTS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.