Dificuldade de concentração: 5 dicas para combatê-la e focar nos estudos

A dificuldade de concentração tem sido um problema na grande maioria das pessoas que precisam ter um foco para cumprir uma determinada tarefa do dia. Na verdade, a sociedade de hoje e o mundo globalizado de forma geral, tem nos obrigado a sermos pessoais mil e uma utilidades.

Os celulares móveis contribuem mais ainda para atrapalhar a nossa concentração, diminuindo a nossa produtividade, quando na verdade deveriam ajudar a melhorá-la.

Levamos o peso de sermos seres perfeitos, livres de defeitos, super-herois que precisam fazer tudo o que a sociedade nos impõe. Isso nos tira o foco no que na verdade é importante em nossas vidas.Mas, manter um foco é realmente importante e as distrações estão aí para que nos tirar do “prumo”, por isso trouxe esse post com 5 dicas para se livrar da dificuldade de concentração.

Então, se você leu o post até aqui e acha que encaixa no grupo de pessoas com dificuldade de concentrar, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal, veja abaixo o que pode estar atrapalhando a sua concentração e quais medidas deve tomar para manter o foco na sua vida !

Como eliminar a dificuldade de concentração ?

A dificuldade de concetração diz muito sobre para onde estamos indo e o que estamos fazendo para chegar ao nosso objetivo. Sempre que há falhas na concentração de forma geral, significa que estamos sendo sabotodos por nosso próprio pensamento ou por gatilhos visuais que estão bloqueando nossas metas.

Para eliminar isso, siga o passo-a-passo abaixo:

1- Mantenha o seu espaço de estudo ou trabalho organizado

Se você ainda não tem o seu próprio espaço para estudo precisa tê-lo imediatamente, nem que seja na mesa da cozinha. Estudar no quarto ou na sala vai te deixar a mercê de vários gatilhos que vão atrapalhar os seus estudos e causar um verdadeiro desastre no seu objetivo final.

Então, no momento reservado para estudo, pegue todo seu material e organize a sua mesa para aquele fim. Nada de deixar objetivos que você não vai utilizar sobre a mesa (celulares, tablets, fones de ouvidos).

Se você precisa se manter mais concentrado no trabalho, crie o hábito de organizar a mesa antes de iniciar as tarefas e no fim do dia, isso também ajuda a se livrar dos gatilhos visuais que tiram o seu objetivo do foco

Repita sempre esse processo até que ele se torne um hábito e acaba de vez com a sua dificuldade de concentração.

Os melhores aplicativos para organizar os estudos

2-Faça pausas de 10 minutos a cada 1 hora de estudo ou trabalho

Você pode criar pausas programadas no decorrer de sua tarefa para repor as energias, fazer um breve lanchinho ou verificar o seu e-mail. Isso vai te ajudar a manter a concentração no trabalho por mais tempo.

Para isso, lembre de ter em mente a sua planilha de estudos com as horas organizadas para estudar. Se você ainda não tem essa planilha, basta clicar no link abaixo e baixá-la de forma gratuita.

Baixe aqui a sua planilha de estudos para concursos e vestibulares

3- Livre-se da síndrome do pensando acelerado

Sabe quando a gente quer fazer todas as coisas ao mesmo tempo ? com pressa de finalizá-las de uma vez só ? saiba que quando você faz mais de uma coisa por vez, pode comprometer seriamente a qualidade dos serviços entregues, podendo ocorrer erros de digitação, redação, impressão e muito mais…

Para quem estuda para concursos ou vestibulares o erro pode trazer consequências ainda piores : a reprovação !

Então, o ideal é que cada tarefa seja executada individualmente, cada uma ao seu tempo estabelecido,a final estamos lidando com tarefas que podem se tornar o sucesso ou fracassos de nossas vidas.

4- Estabeleça prioridades (o que é mais importante agora ?)

Para se livrar do pensamento acelerado, nós devemos saber o que fazer antes e o que pode esperar para depois, ou seja, quais tarefas devem ser prioriedades neste momento da nossa vida. Você pode escolher fazer esta definição de tarefas por semana ou ao longo do mês.

Pra isso, no trabalho, eu uso um calendário com as tarefas mensais, que acaba se tornando diária, pois vou escrevendo as minhas prioridades do dia, conforme a semana vai passando.

Essa simples tarefa de criar um calendário de ações, me faz ser obrigada a reduzir ou eliminar totalmente as distrações, para possa focar nas tarefas, cumprir as metas ao fim do dia e me tornar uma profissional mais produtiva, eliminando a minha dificuldade de concentração.

Manual completo para passar em concurso público em três meses

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES POSTS

2 comentários em “Dificuldade de concentração: 5 dicas para combatê-la e focar nos estudos

  1. Eu estou cursando o 1°ano do ensino médio e estou muito preocupada pois eu estudo tempo integral e ainda tem um curso e isso me acarreta muitas atividades e às vezes entro em desespero pois eu tenho pouco tempo. Estou morando longe de meus pais o que dificulta ainda mais. Tenho muita dificuldade de concentração e de memorização. E isso me preocupa mas eu achei isso muito legal e entt eu acho que vou adotar algumas coisas que vi aqui. Muito bom!

    1. Oi, Léia. Eu também já passei por isso, sei o quanto é desafiador estudar nessas circunstâncias, mas tente focar naquilo que você mais quer pra sua vida, tirando de mente os obstáculos e outros pensamentos que te tiram do foco. Tenho certeza que você será uma vencedora na vida ! Bjs e volte sempre ao blog !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.