Como fazer um resumo eficiente

Afinal, como fazer resumo para concursos ? Você está cansado (a) de escrever resumos que não te ajudam a memorizar o conteúdo ? calma ! Hoje vou te ensinar como fazer resumo eficiente para concursos de forma automática.

Como assim de forma automática ? pra entender melhor sobre como fazer resumos eficientes para concursos, você deve ter em mente que um bom resumo é aquele que tem uma estrutura eficiente, com início, meio e fim. Sem desorganização, nem falta de contexto ou até mesmo uma fuga do assunto chave. ok ?

Seguindo o guia abaixo “como fazer resumo para concursos” você aprenderá hoje mesmo e passará a ter mais exito em seus estudos, seja para o ENEM, concursos ou para aprender qual quer matéria que esteja estudando.

Como fazer resumo para concurso

como fazer resumos para concursos

1 – Não adicione palavras desnecessárias aos seus resumos

A primeira coisa que você deve ter em mente ao iniciar este post “como fazer resumo para concursos”, é que quando pensamos em fazer resumos eficientes a linha de pensamento não deverá ser relacionado ao que devemos colocar, mas o que devemos tirar. Sacou ?

O fato é que um bom resumo deve ter apenas palavras essenciais, mas como escolher essas palavras ?

O primeiro de tudo que você deve fazer é ler a matéria algumas vezes, até que esteja totalmente preparado para ressaltar o que há de mais importante nela, ou seja, qual é a sua essência.

Tenha em mãos um bom marca-texto

Marque no texto quais são as palavras-chave sobre o assunto, assim de forma organizada, você  vai conseguir saber quais são as palavras essenciais do seu resumo.

Ahh, e nada de formar parágrafos ao fazer resumos, blz ? resumos eficientes para concursos devem ter apenas tópicos, palavras essenciais ou no máximo uma frase curta. Nada de transcrever toda a matéria para o seu resumo.

2- Nunca fazer resumo enquanto estuda

Outra dica que será um divisor de águas nos seus estudos, principalmente sobre como fazer resumo para concursos é saber que nunca se deve fazer resumo enquanto estuda a teoria.

A etapa de fazer resumos vai ser uma etapa extra que você colocará dentro do seu cronograma de estudos. Sabendo disso, você não deve fazer o resumo durante uma aula de vídeo ou enquanto lê uma apostila.

O resumo será uma etapa posterior ao seu estudo. Outra dica : na hora de fazer resumos eficientes para concursos saiba que o resumo deve ser de sua autoria, afinal apenas grifar e copiar palavras geram resumos pouco eficientes e é por isso que muitos estudantes não conseguem bom exito nos estudos.

Entretanto, você não deve modificar as palavras importantes da sua matéria, colocando as suas próprias palavras, pois você estará modificando o texto. Entendeu ?

Importante saber:

Lembrem de um detalhe importante: nós fazemos um resumo para revisá-los periodicamente, ou seja, ele será uma ferramenta chave no nosso estudo. Se ele não for bem feito, todo o seu estudo irá por água abaixo.

3 – Deixe um espaço em branco no seu resumo

Imagina se você termina de fazer o seu resumo, até já aprendeu como fazer resumo para concursos, e após alguns dias resolve fazer um simulado para testar os seus estudos.

No simulado, você percebe que existem ainda algumas questões que você não conhecia, que não estavam na matéria que você estudou. Sempre acontece com todo mundo, não é ?

O que você faz ? volta na matéria, e estuda o assunto que ainda não tinha estudado. Desse modo, você acaba não tendo onde colocar esse novo conteúdo em um resumo, pois o resumo daquela matéria já tinha sido feito dias atrás.

É por isso que sempre devemos deixar um espaço em branco no nosso resumo para possíveis novos assuntos, tópicos ou dúvidas que venham a surgir. Assim, tudo fica organizado e em seu devido lugar.

4 – Dica extra: faça exercícios sempre !

Eu costumo bater nessa mesma tecla, vocês já devem saber: uma ótima forma de testar se você realmente está usando essas ideias para fazer resumos eficientes para concursos, é fazer exercícios e simulados periodicamente, pois essa ferramenta nos permite avaliar se o nosso estudo está sendo eficiente.

Essa é de longe a minha melhor estratégia de estudos, pois foi um divisor de águas na minha vida de concurseira.

Portanto, faça metas de resolução de questões, depois dobre esta meta, até que você seja aprovado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.