Como criar o hábito de estudar

Estudar para concurso parece ser uma tarefa árdua, mas a certeza da vitória oferece ânimo para seguirmos nesta caminhada. É fato que adequar a dupla jornada de trabalho (muitas vezes cansativo) e estudos para quem está se preparando para concursos públicos, pode ser a dificuldade de muita gente. O segredo disso está na forma como você organiza a sua rotina diária!

Por isso, neste post você vai aprender a criar um esquema formando um ciclo de organização em torno da vida, assim você saberá quantas horas deve estudar por dia, baseado na sua rotina de trabalho, família e atividades de lazer.

Para isso, eu disponibilizo totalmente grátis pra vocês a minha planilha de estudos, para baixar clique aqui.

Criar o hábito de estudos é difícil, mas estudando o ciclo de estudos e aliando as dicas deste post, com certeza estudar será um hábito mais fácil de se adaptar.

Faça um mapa diário da sua rotina

A primeira coisa que você deve fazer ao acordar é colocar num papel, planner ou agenda todas as suas tarefas e horários em que serão realizadas, buscando os horários em “off” que você terá durante o dia.  Fazendo este planejamento, as suas tarefas e horários ficarão distribuídos de um jeito que você conseguirá visualizá-los.

Para isso, ter um bom conteúdo de estudo é essencial, por isso se você procura ter em mãos o que precisa para ser aprovado em concursos ou vestibulares eu recomendo o kit de sobrevivência do concurseiro/vestibulando, que eu mesmo utilizo para estudo. Para acessar, clique abaixo:

Crie um planejamento de estudos

Agora que você já baixou a planilha de estudos,  já sabe quais momentos você tem disponível no dia é a vez do plano de estudos.

Para construir um plano de estudos, faça um planejamento em cima dos horários e distribua todo o conteúdo a ser estudado para o seu concurso. Uma dica é misturar dois ou três temas por dia, ou seja, não estudar apenas uma matéria por dia.

Mantenha sua saúde física e mental

Eu sei perfeitamente que conciliar as tarefas do trabalho com estudo pode levar ao stress, sentimento de culpa e ansiedade, então pode ser que chegue uma hora em que você estará exausto. E para isso não acontecer, precisará ter o cuidado de reservar os momentos que são essenciais para manter a estrutura do seu corpo funcionando, como por exemplo tirar um tempinho para uma caminhada, curtir uma noite com os amigos, ir ao cinema…

E ai, eu já estou ansiosa pela sua aprovação ! Me chamem pra o churrasco, ta ?

4 thoughts on “Como criar o hábito de estudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.