Como evitar um ataque de ansiedade durante a prova

Você já passou por uma situação, no vestibular, ENEM ou concursos, bem semelhante a um ataque de ansiedade e não conseguiu controlar a situação ?
Garanto que isso já aconteceu com todo estudante que se esforça para ir bem nas provas. Chamado pela medicina de “ataque de ansiedade”, um estudo realizado pela Sociedade Internacional de transtornos afetivos, constatou que mais de 10% da população adulta na Espanha sofreu um ataque desses, pelo menos uma vez na vida.
Fonte: Freepik
Imagina se essa situação acontece bem no meio de uma prova que pode decidir o futuro da sua vida ? foi por isso que trouxe dicas práticas afim de evitar que isso aconteça no grande dia, o dia do certame.
Nesse passo-a-passo, você vai aprender como cuidar da sua saúde, mantendo seu corpo e mente supridos de melhores condições para viver o cotidiano. Então, siga estas dicas para evitar entrar em uma crise de ansiedade ou pânico:

1- Tire esse nome de “prova” da cabeça

O primeiro conselho que te dou é desconstruir a ideia de que esta fazendo uma prova. Este nome já apavora porque lembra reprovação, risco. Há um peso imenso colocado nessa palavra, tanto para o estudante, quanto sua família.
Confie na sua preparação para esse momento e deixe de lado o peso que esse nome pode trazer.

2- Pratique a respiração profunda

Assim que sentir que algo não anda bem, respirar profundamente pode ajudá-lo a reduzir o estresse e a fornecer oxigênio ao cérebro para evitar uma crise de ansiedade. Para isso, tente dar, no mínimo, 8 respiradas profundas por minuto. Demore 4 segundos para inalar, prenda a respiração por 2-3 segundos e demore outros 4 segundos para soltar o ar, tudo bem devagar.

3 –  Utilize técnicas de relaxamento

Solicite ao fiscal de de sala que vá ao banheiro e faça em você mesmo o auto relaxamento.  As técnicas de relaxamento ajudam a reduzir a tensão dos músculos. Abaixo segue uma sugestão de como praticar o relaxamento :

4 – Invista em suchás na semana da prova

Na semana que irá fazer a prova invista em bebidas calmantes como suchás, uma mistura de chás com sucos. Eu, como nutricionista, indico totalmente o uso dos suchás, principalmente próximo ao dia da prova. Os suchás são relaxantes, calmantes e o seu uso e indicação já foi confirmado como potente agente na prevenção e tratamento contra ansiedade. Abaixo trouxe uma ótima receita, sem contra indicação e que deve ser consumida todos os dias, 2 vezes ao dia. Veja:

Suchá de camomila com maracujá

1 xícara (chá) de infusão de camomila

½ xícara (chá) de polpa de maracujá natural

1 colher (sobremesa) de mel ou açúcar demerara

Hortelã a gosto

150ml de água gelada ou água de coco

Modo de preparo: Bater a polpa de maracujá e a água gelada no liquidificador e cor para fazer o suco. Acrescentar a infusão de camomila, a hortelã e o mel e bater novamente. Servir gelado.

Agora que saber de você : alguma vez já sofreu um ataque de pânico ou ansiedade durante uma prova ? como ocorreu a situação e o que você fez para combatê-la ?

One thought on “Como evitar um ataque de ansiedade durante a prova

  • 23/06/2019 em 19:28
    Permalink

    Sofri ataque de ansiedade nas duas vezes em que fiz a prova prática do Detran, simplesmente esqueci de tudo, na segunda vez tremia tanto que não controlava minhas pernas, Reprovei logo de cara. Remarquei agora para Julho e já estou ficando apavorada…????????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.