O Guia prático sobre como fazer revisão para concursos

A revisão para concursos é muito importante na jornada de todo bom concurseiro ou vestibulando. Você sabia que utilizando técnicas adequada de revisão, você poder conseguir chegar mais rápido a sua aprovação ?

Adianto que não é qual quer técnica de revisão para concursos, mas é necessário utilizar a forma mais correta e eficiente de revisar, por isso neste artigo eu vou te explicar como você deve fazer para usar as técnicas de revisão para concursos.

É importante ressaltar que nesse post também vou revelar qual é o método que considero o mais eficiente para fazer revisões, baseado nas minhas aprovações e na minha jornada como concurseira.

Veja o que você vai aprender ao finalizar este artigo:

  • Por que fazer revisão?
  • Como fazer revisão da forma correta;
  • Quando fazer as revisões;
  • Melhor horário para fazer revisão;
  • Quanto tempo deve durar a revisão;
  • Como montar um cronograma de revisões;
  • Método mais eficiente para revisar.

Por que fazer revisão para concursos e vestibulares?

Se você está iniciando nos estudos, saiba que todo bom concurseiro ou vestibulando sofre para memorizar e fixar todo o conteúdo, afinal sabemos que nos editais dos certames, existem inúmeras matérias que devemos estudar.

E, para ser aprovado em vestibulares e concursos, é preciso dominar todo esse conteúdo,  precisando manter tudo o que estudamos na nossa memória até o dia do seu concurso. Tarefa difícil, ein ?

Vê como a revisão para concursos é extremamente essencial ?

Se você não revisar o conteúdo estudado, de forma eficiente e constante, a cada dia que passa vai esquecer o que estudou, e os famosos “brancos” vão se tornar cada vez pior. Na hora da prova, então ? é desastre na certa !

Vejamos a curva do esquecimento : ela demonstra que se no dia que você estudou a matéria o seu cérebro é capaz de reter na memória cerca de 80% do conteúdo.

Depois das 24 horas do conteúdo estudado, você já terá esquecido mais de 50% do conteúdo;

Depois de 1 semana, você já esqueceu mais de 70% do conteúdo estudado;

Após 30 dias, você já terá esquecido cerca de 90% do conteúdo estudado.

Mas, calma ! Mesmo que esse gráfico seja desesperador, tem uma técnica que possibilita ser possível estudar várias matérias, fazer revisão para concursos e conseguir lembrar de tudo até o dia da prova. Vamos por parte, ta ?

Como fazer revisão para concursos da forma correta

Chegou a hora de aprender a fazer revisão para concursos de forma eficaz. Utilizando essa técnica eu fui aprovada na melhor universidade norte-nordeste do País, a UFRN e no meu concurso público dos sonhos.

Não importa se você estuda por pdf, videoaulas ou livros,  mas você precisa começar a fazer marcações de texto, anotações, esquemas, resumos, flash cards e mapas mentais.

Eles serão essenciais na hora de revisar. Por isso, primeiro tenha em mente que você precisa fazê-los.

  • Dica: Guarde esse material de forma organizada, se possível em pasta sanfonada,  separadas por matérias.

Quando fazer as revisões





De acordo o que já vimos na curva do esquecimento, veremos qual a periodicidade ideal para revisar os nossos conteúdos:

  • 1ª Revisão:  até 24 horas após o estudo;
  • 2ª Revisão: 7 dias depois;
  • 3ª Revisão: 30 dias depois;
  • Revisões seguintes até o dia da prova: de 30 em 30 dias.

Melhor horário para fazer revisão

Não existe melhor hora fixa para revisar, isso vai depender muito sobre qual período do dia você está mais ativa (o). Uma sugestão é que você faça a revisão antes de começar a estudar o conteúdo novo.

Quanto tempo deve durar a revisão

O tempo da sua revisão vai depender do quanto você está familiarizado com a disciplina, por isso a medida que você for revisando, vai precisar de menos tempo para revisar o assunto.

Até que vai chegar um ponto em que você vai bater o olho e já vai saber tudo que tem naquele material, gerando memória fotográfica.

Como montar um cronograma de revisões

Estudando revisão para concursos : Etapa 1

1 – Com o seu material de estudo em mãos, seja livros ou pdfs, estude a parte teórica somente uma vez, mas de forma bem estudada,  com uma leitura aprofundada. Não esqueça das marcações dos pontos mais importantes.

2 – Além das marcações, faça também faça resumos, esquemas, mapas mentais, flash cards e guarde esse material como eu orientei anteriormente.

3 – Faça a revisão com até 24 horas. Você já sabe que essa é a mais importante, de acordo com a curva de esquecimento.

Estudando por resolução de questões : Etapa 2

2 – Outra forma de fazer revisões é  fazendo a resolução exaustiva de questões de concursos, preferencialmente da mesma banca organizadora ou de bancar semelhantes.

3 – Para isso, com o conteúdo programático do seu certame em mãos, resolva questões sobre cada tópico, na ordem do edital, até esgotar os assunto. Faça muitas, mas muitas questões. Tenha metas de resolução de questões e dobre, triplique essa meta.

4 – Para isso, você pode entrar em sites de resolução de questões, como Qconcursos e Questão certa ou baixar provas diretamente dos sites.

6 – Na semana e nos dias anteriores à prova, não pare para descansar : releia os resumos, mapas mentais, esquemas e flashcards, e também resolva inúmeras questões.

Agora quero saber de vocês : aprenderam como como fazer revisão para concursos?

One thought on “O Guia prático sobre como fazer revisão para concursos

  • 27/11/2020 em 09:04
    Permalink

    Preciso de um upgrade no salário. Adorei sua explanação e tenho certeza de que, agora, tenho condições. Muito obrigada!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.