Como não deixar a ansiedade atrapalhar o seu rendimento nos estudos

Compartilhe!

É fato que o nosso emocional influencia muito no bom rendimentos dos nossos estudos. Vários estudos já demonstraram isso, inclusive pesquisas demonstram que quanto mais centrado e confiante o estudante, melhor desempenho ele terá em seus estudos.

Falando sobre desempenho, a ansiedade atrapalha o sucesso e aprovação nos concursos em até 70 % dos casos, o que é um número gigante. Já parou pra pensar que apenas isso pode estar te impedindo de chegar até onde você quer na vida ?

Para vocês terem ideia, o índice de ansiosos no Brasil é estimado em 9,3% da população, o que representa quase 1 entre 10 pessoas. E esse número é subestimado, ou seja, com certeza essa porcentagem deve ser bem maior.

Dicas para controlar a ansiedade nos estudos

1 – Evite pensamentos negativos

A ansiedade começa em nova dia, quando a gente pensa muito sobre o nosso futuro, principalmente na incerteza das coisas que podem não acontecer em nossas vidas. Com isso, surgem os pensamentos negativos.

Pode parecer clichê mais esses pensamentos negativos determinam e muito com vai ser o nosso dia. A solução está em  sempre bloquear estes pensamentos, substituindo-o por outro pensamento, preferencialmente, agradável.

Mas, como fazer isso ? lembrando de todas as coisas boas que aconteceram na sua vida até agora, pois os pensamentos de pessimismo e desanimo  causam o mal-estar e o descontrole respiratório, sintomas da ansiedade.

2- Consuma alimentos ricos em triptofano antes e durante o estudo

Outra boa forma de dar um chega pra lá na ansiedade, é através da alimentação e disso eu entendo! Para controlar a ansiedade,  o triptofano, pode ser um bom aliado, pois é  um aminoácido precursor da serotonina, conhecida como hormônio que produz o bem estar.

Vocês podem comer a banana e o chocolate, ou ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio, mais claro somente com a prescrição de um profissional nutricionista,

3 – Consuma chás calmantes durante os lanches

Alguns tipos de chás possuem propriedades calmantes, como erva cidreira, chá verde e alecrim, podendo ajudar no controle da ansiedade diária.  Existem alguns medicamentos que são feitos com base em plantas, como passiflora e a valeriana.

4 – Tente não pensar muito no futuro

Outra dica é manter o foco no presente e tentar não pensar muito no futuro. Se dedicar integralmente ao momento atual  é uma boa forma de controlar a ansiedade, por isso vamos ter foco no hoje, pois ele será crucial para um futuro promissor.

5 –  Fique perto de pessoas que queiram o seu bem

Sabe quando a gente fica cercada (o) por pessoas que sugam a nossa energia ? isso faz com que o nosso dia não flua, leva a agitação, preocupação e desgaste. Então, procure estar perto de pessoas que sonham junto com vocês e que torcem de verdade pela seu sucesso.

Tenho certeza, por experiência própria, que seguindo estas dicas vocês vão ver sentir o efeito do controle da ansiedade nas vossas vidas. Me contem: já botaram em prática ?

Um comentário em “Como não deixar a ansiedade atrapalhar o seu rendimento nos estudos

Comentários estão desativados.

Voltar ao topo